FESTIVAL VARILUX 2013


Neste ano o Festival Varilux de Cinema Francês nos trouxe uma programação, até então, inédita que representa os filmes de maior impacto das últimas produções do cinema francês, contemplando os mais variados gêneros, da comédia ao thriller. O público brasileiro aproveitou as especialidades francesas: sua arte (Renoir, Camille Claudel 1915), sua gastronomia (Os sabores do Palácio), sua história (Adeus, minha rainha), seu teatro (Pedalando com Molière), sua literatura (O homem que ri)… 

Dentre os filmes que marcaram presença no Festival Varilux desse ano, já estão disponíveis em nosso acervo os seguintes títulos:



ADEUS, MINHA RAINHA
(Les adieux à la Reine)

1789. Às vésperas da Revolução Francesa, aqueles que vivem no palácio de Versalhes continuam levando vidas despreocupadas e negligentes, longe da crescente agitação em Paris. Quando as notícias do ataque à Bastilha chegam aos ouvidos da corte, os nobres fogem com seus criados, esvaziando o lugar… Mas Sidonie Laborde, uma jovem leitora que é devotada à Rainha, recusa-se a acreditar nos boatos. Ela tem certeza de que, sobre a proteção de Maria Antonieta, vai ficar a salvo. Mal sabe ela que estes serão os três últimos dias que vai passar ao lado de sua Rainha.





UMA DAMA EM PARIS
(Une Estonienne à Paris)

A estoniana Anne (Laine Mägi) é contratada para cuidar de uma senhora de idade, a também estoniana Frida (Jeanne Moreau), que mora há muitos anos em Paris. Apesar de todo o esforço em trocar o seu país natal pela França, Anne é mal acolhida por Frida, que não quer ser ajudada. A única preocupação desta mulher é conquistar novamente Stéphane (Patrick Pineau), seu antigo amante. Juntas, elas descobrem a amizade e o prazer de se sentirem novamente sedutoras.







A DATILÓGRAFA
(Populaire)

Aos 21 anos de idade, Rose Pamphule mora com seu pai e estar prestes a casar com o pacífico filho de um garagista. Ela poderia virar uma dona de casa, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade e tenta um emprego de datilógrafa no escritório de seguros de Louis. Mesmo se suas habilidades como secretária são fraquíssimas, o homem fica impressionado com a velocidade com a qual Rose consegue digitar. Logo o espírito competidor de Louis se desperta: ele decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país.




FERRUGEM E OSSO
(De rouille et d’os)

Ali, sem domicílio, sem dinheiro e sem amigos, encontra Stéphanie, uma domadora de orcas no Marineland. Um dia, o espetáculo se transforma em drama e ela perde as pernas. Ele simplesmente vai ajudá-la, sem compaixão. Stéphanie passa a depender da força física de Ali e ele, por sua vez, passa a admirar a força de vontade de Stéphanie. E Stéphanie volta a querer viver. À medida que a história de vida dos dois começa a se encontrar e a se separar, eles entram em um universo onde a beleza, a juventude e o sangue são considerados produtos, mas no qual a confiança, a verdade, a lealdade e o amor não podem ser comprados ou vendidos e a coragem aparece de várias formas.



O MENINO DA FLORESTA
(Le jour des corneilles)

A família Courge vive isolada na floresta. Enquanto o pai, tirânico (voz de Jean Reno) impede o filho de sair do local, o pequeno (voz de Lorànt Deutsch) cresce como um selvagem, sem saber da existência de um mundo exterior. As únicas amizades do garoto são os fantasmas da natureza, até o dia em que um evento inesperado o força a sair da floresta. Lá fora, ele descobre a existência de um vilarejo e de uma garotinha chamada Manon.







RENOIR
(Renoir)

Côte d'Azur, 1915. Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), ferido na guerra. Eis que surge em sua vida Andrée (Christa Theret), uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. Rejuvenescido, Renoir a torna sua musa, mas o paraíso logo será abalado pela volta de Jean, que também se rende aos encantos da misteriosa ruiva.






OS SABORES DO PALÁCIO
(Les saveurs du Palais)

Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal-vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue mudar a situação. Seus pratos conquistam o presidente, mas terá sempre que se manter atenta, afinal os bastidores do poder estarão cheios de armadilhas.












Abaixo, segue a lista completa dos filmes que participaram do Festival Varilux 2013: